RECENTE, MAIS UMA CONQUISTA A NÍVEL NACIONAL,ONDE A PROFESSORA MARIA DEUSA TEIXEIRA E A ALUNA GIOVANA HERMELI FORAM AS SEMIFINALISTAS NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM UMA CRÔNICA DE AUTORIA DA MESMA ALUNA GIOVANA. AS MESMAS FORAM RECEBER OS PRÊMIOS EM NATAL RN.E UMA PERGUNTA.DE ONDE SAIRAM? FORAM DO COLÉGIO MILITAR? FORAM DO CEFET?...NÃO! SAÍRAM DO SIMPLES,PACATO E COM PRECARIEDADE EM MUITAS COISAS,MAIS SUPRIDO DE PESSOAS QUE AMAM O QUE FAZ,O COLÉGIO VEREADOR ARLINDO FRANCISCO DE SOUZA,DE CARAÍBAS ZONA RURAL DE PARAMIRIM.PARABÉNS DEUZA.PARABÉNS GIOVANA..
As belezas do meu pacato vilarejo
Uma vez um amigo meu me perguntou o que mais me admirava no lugar onde moro. Na hora foi difícil responder, pois se passava pela minha mente as diversas beleza do meu lugar. E entre tantas opções, poderia ter escolhido o peculiar morro do chapéu que, aliás, foi muito bem escrito em ritmo de música regional por um artista da terra. Poderia também ter escolhido a surpreendente paisagem do sertão nordestino, tão inspirador, que faz da realidade um cenário de uma grade imaginação. Ou talvez optado pelo marcante estilo “à moda antiga”, com direito a velhas sabedorias e crenças do arco da velha. Ou poderia ter escolhido ainda a belíssima lagoa que dá um toque final no lugarejo. Porém, apesar de serem tão encantadoras, não era isso que realmente me admirava. Então pendi um tempo ao meu amigo para poder pensar melhor e ele me concedeu.
Durante esse tempo, minha cabeça só se preocupava em recolher o que realmente mais me admirava em meio a tantas belezas. Por isso, continuei pensando. Até que nos meus pensamentos surgiram lembranças de todos os lugares que já visitei. Refletindo, percebi que esse meu lugarzinho tinha algo diferente dos outros. Aqui ainda se valoriza o trabalho artesanal, se exala os antigos hábitos de uma vida simples, ainda se considera que a vida é o maior tesouro de um homem. Umas das razões desse acontecimento é o fato de esse lugar quase não possuir modernidade. Muitos acreditam que o pior lugar que existe é aquele que não tenha tecnologia. Não exatamente, visto que mesmo que a modernidade tenha seus benefícios, ela não é o essencial.
Não vivemos de máquinas não evoluímos através de fios ou cabos e não aprendemos a falar por aparelhos. Somos frutos vindos da mais bela criação divina, somos filhos da natureza. E infelizmente, a cada dia que se passava, as pessoas estão esquecendo as suas origens, esquecendo que o verdadeiro mundo não foi criado por nós. Somos animais que, por egocentrismo e um ar de superioridade, pensamos ser donos do mundo. Por isso, é com um aperto no coração que a simplicidade desse lugar, assim como a desse mundo gigante, está sendo ameaçada. O futuro está chegando de maneira devastadora. Nós estamos nos tornando vítimas da ditadura imposta pela modernidade, moldando nossas próprias prisões tecnológicas, virando cada vez mais dependentes de um mundo complexo. Então, cabe a cada um lembrar aquela velha lei da natureza, a de que “o ser mais simples melhor sobrevive”.
Autora- GIOVANA HEMERLY GONÇALVES
Aluna do 9º ano do colégio Vereador Arlindo Francisco de Souza.
Finalista e premiada da categoria Crônica das Olimpíadas de língua Portuguesa- Edição 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário