terça-feira, 23 de abril de 2013

Vejam informações e fotos de um dos primeiro moradores de Caraíbas.



Coronel Manoel Joaquim Pereira de Castro (o velho)
Esposa: Maria Joaquina da Rocha Guerreiro - 40ª Geração.
Ele N- 12-08-1786. Bat. 15-09-1796, Vila Velha- BA. F - 08-01-1865, com 70 anos, na Fazenda dos Alecrins, freguesia do Morro do Fogo, de inflamação no estômago. Foi sepultado no campo em caixão e hábito preto, enterro solene. Acompanhada pela irmandade”, conforme registro na igreja de Rio de Contas-BA. No local onde residiam, existe um grande tamarineiro.

Manoel Joaquim Pereira de Castro
“O Tenente Coronel Manoel Joaquim Pereira de Castro, capitão mor de Vila Velha, residente na Fazenda Alecrins, de Caraíbas, perto quatro léguas de Santo Antônio do Paramirim, Arraial do Ribeiro, era casado com Da. Maria Joana da Rocha Guerreiro e Castro, portanto de família inimiga de Militao Antunes. Ora, tendo ido as lavras a negócios seus particulares o Coronel Manoel Joaquim Pereira de Castro aconteceu encontrar-se, em lençóis, com aquele feroz inimigo que o pretendeu assassinar, no que foi obstado por intervenção estranha de particulares, amigos do conde. Mas o ferrenho e despolítico chefe da facção adversa aos guerreiros jurou mandar cumprir seu desígnio na própria Fazenda Alecrim de Caraíbas, o que fez pouco depois, por doussicários que, felizmente foram presos antes de realizarem o crime, confrontando a empreitada, paga, por ambos, com a própria vida”.

Mas informações são encontradas no livro Castro: “Tesouro de Família”
Autor: Samuel Candido de Oliveira Castro

Algumas imagens encontradas no livro Castro: “Tesouro de Família”

Escola de Caraíbas de Paramirim-BA,Vários alunos/as da família Castro, por volta de 1939

Horácio, Manoel, Anacleto, João, Ana Amélia Gomes,Bernadina Maria de Jesus e José Pereira de Castro .

Última residência do Capitão Manoel Joaquim Pereira de Castro, em Caraíbas (Paramirim)-BA.

Pilãozinho de fazer rapé, de Turíbio Pereira de Castro.Mãozinha de pilão de alho, de cobre, de Maria Joana Alves de Oliveira.Almofada de Bilro, de Maria Elisa de liveira Castro- pág nº372,395 e 399.

Na sequência ,frente, lateral e fundos da casa do sítio do engenho, onde morou o Tenente Coronel Joaquim Pereira de Castro-Livramento-Bahia. pág. nº247.

Maria Rosa de Jesus e Osóriio Pereira de Castro, com o filho Francisco. Pág. nº 277 e 278




Cap.Manoel Joaquim Pereira de Castro (sentado a esquerda), com filhos, genros, noras e netos, em Caraíbas de (Paramirim)-BA, em 1925 - pág.º277

Cap.Manoel Pereira de Castro (sentado), com filhos, genros, noras e netos, em Caraíbas (Paramirim)-BA, em 1925- pág.nº277.


Vários alunos da família Castro, por volta de 1939- pág.nº 292.

Carolina Angelica Bomfim e João Pereira de Castro - pág.nº284(meus bisavós)


 INFORMAÇÕES COLHIDAS DO LIVRO CASTRO: "TESOURO DE FAMÍLIA"

Escritor: Samuel Cândido de Oliveira Castro.

Um comentário:

  1. Oi Mari, Parabéns pelo Blog !
    Em uma das fotos está José Pereira de Castro, meu Tataravô, sobre o qual venho buscando informações, você tem mais alguma informação sobre ele, principalmente o nome dos pais ?
    Desde já lhe agradeço
    Ricardo

    ResponderExcluir